Como remover tinta de superfícies plásticas

Dicas de experts para pintar uma parede que teve vazamento de água
Dicas de experts para pintar uma parede que teve vazamento de água. Foto: Unsplash

Ao pintar uma sala, pingos indesejados e excesso de tinta nos plásticos às vezes são inevitáveis, e você sabe como é difícil conviver com eles.

Não importa o quão impecável a pintura em suas paredes pareça, aqueles pontos de tinta fora do lugar em superfícies de plástico, como ventiladores de teto, tampas de interruptores, alças de aparelhos ou banheiras, sempre o deixarão inquieto até que você se livre deles.

Veja dicas de expert para decorar e aproveitar o espaço atrás do sofá!
Os painéis de madeira estão de volta e melhores do que nunca
Dicas de experts para pintar uma parede que teve vazamento de água

Se essa é a sua situação atual, não se preocupe. Os plásticos não são absorventes e normalmente são bastante lisos, então você deve ser capaz de eliminar o problema rapidamente.

No entanto, você deve empregar os métodos e materiais corretos porque uma escolha errada pode levar a remendos mais feios e possivelmente substituições caras. Por exemplo, solventes fortes como acetona podem causar reações que danificam permanentemente suas superfícies plásticas. Como tal, você precisa entender quando e como usar diferentes materiais como sabão, álcool isopropílico, vinagre, óleo vegetal, raspador de tinta e diluentes para remover tinta de plásticos de forma eficaz.

Como se livrar de tinta fresca

O melhor momento para remover tinta de uma superfície plástica é quando ocorre um acidente. Isso ocorre porque a tinta molhada leva menos tempo e esforço para remover. Misture um pouco de sabão e água morna; você pode usar qualquer tipo de sabão, mas os líquidos funcionam melhor.

Em seguida, mergulhe o item de plástico na água e espere um pouco antes de começar a esfregar. O único desafio desse método é que você não pode molhar eletrônicos e objetos grandes. No entanto, você pode esfregá-los com uma esponja e sabão até que a mancha clareie e depois secá-los com um pano limpo.

Se esse método não funcionar, o óleo vegetal ou o vinagre branco destilado no armário da cozinha podem ajudar. A única limitação do uso de óleo é que ele é mais eficaz em tintas à base de óleo, pois é menos potente do que outros solventes. O removedor de esmalte também pode funcionar se todos os métodos acima falharem. No entanto, limpe e remova-o assim que a mancha for tratada, pois é um solvente mais poderoso.

Maneiras eficazes de remover tinta seca

Quando ela está seca pode ser difícil de remover, mas não se apresse em usar solventes altamente potentes, pois eles podem danificar as superfícies plásticas. Vá com calma tentando qualquer um dos métodos que já discutimos antes de tentar uma abordagem diferente. Se eles não removerem a tinta, um raspador de tinta deve ser o próximo da fila. Como pode causar danos se usado com força, aplique pressão suavemente e comece a deslizá-lo de uma borda.

Para manchas que causam mais dores de cabeça, o álcool isopropílico é uma opção decente que geralmente é muito menos cáustica do que um diluente de tinta áspero. Para máxima eficiência, escolha a fórmula mais concentrada à sua disposição. No entanto, ao contrário de outros métodos, alguns cuidados extras devem ser exercidos aqui. Use uma máscara facial para evitar a inalação de vapores perigosos que podem causar náuseas e tonturas. Além disso, use luvas ao trabalhar com este solvente. Uma coisa importante a notar é que seus esforços para usar álcool em tintas à base de óleo podem ser infrutíferos. A alternativa nesse caso deve ser mais fina – de preferência sem odor. No entanto, não deixe isso em superfícies plásticas por muito tempo, pois pode causar danos permanentes.

Fonte: HouseDigest

Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!

Back to top